Conselho Consultivo

É o órgão interno do Adus formado por pessoas com grande experiência e destaque na sociedade civil, no meio acadêmico, no empresariado, nas artes e no setor público; as Conselheiras e Conselheiros oferecem uma visão qualificada de quem não está no dia a dia da instituição e têm comprometimento com a acolhida do refugiado.

A orientação crítica do Conselho Consultivo sobre funcionamento do Instituto de Reintegração do Refugiado visa à melhoria dos serviços prestados ao refugiado.

As pessoas que compõem o Conselho também contribuem para maior inserção do Adus na sociedade civil e junto às estruturas governamentais.

Andrea Piccini

Professor em tempo integral (RDIDP) da USP na EESC de São Carlos-USP e na EPUSP de 1986 a 2000, possui graduação em Arquitetura – Universitá degli Studi di Firenze (1974), Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela USP (1991), Doutorado em Engenharia Civil pela USP (1999) e Mestrado em Estudos Judaicos e Árabes pela USP (2000). Desenvolve e publica estudos de Arquitetura e Cultura Árabe Islâmica do Oriente Médio e Ásia Central colaborando com o Departamento de Línguas Orientais, de Língua e Cultura Árabe da FFLCH, com pesquisas, atividades de Pós-Graduação e aulas de extensão como Líder de Grupo de Pesquisa do CNPq.

Ana Carla Fonseca (Cainha)

Administradora Pública (FGV); Economista, Mestre em Administração e Doutora em Urbanismo (USP). Liderou projetos de inovação em multinacionais por 15 anos, na América Latina, em Londres e Milão. É diretora da Garimpo de Soluções, empresa pioneira na atuação em economia criativa, cultura, cidades e o futuro do trabalho, consultora e conferencista em cinco línguas, 224 cidades e 32 países, para a ONU e o BID, responsável por vários planos de economia criativa no Brasil e no exterior, além de um sem-número de projetos de consultoria e assessoria. Escreveu vários livros pioneiros, tendo sido agraciada com o Prêmio Jabuti em Economia e finalista em Urbanismo. Venceu o Prêmio Claudia 2013, em Negócios e foi apontada pelo El País como uma das oito personalidades brasileiras que impressionam o mundo.

Paulo Sergio Mellão

Economista, Contador, pós-graduado em Análise e Sistemas de Informações e Organização & Métodos, Mestre/MBA em Administração, Conferencista Internacional e Professor de Graduação e Pós-graduação em disciplinas relacionadas a administração, gestão, controles,planejamento e estratégia. Professor Associado à Fundação Dom Cabral, membro da Associação dos Ex-alunos da FGV, membro associado à AIHE -Associação Interamericana dos Homens de Empresa nos EUA, diretor do IIA-Institute of Internal Auditors. Atuou como Auditor Externo da Arthur Andersen & Co. e Auditor Internacional da Caterpillar Inc., nos EUA e América do Sul. Como Consultor Internacional, atuou nos EUA e Europa representando grupos de empresários nacionais em negócios e empreendimentos diversos.

Gilberto Rodrigues

Gilberto Rodrigues é Pós-doutor (Fulbright Visiting Scholar) pelo Center for Civil and Human Rights, University of Notre Dame, EUA (2010), Doutor em Ciências Sociais: Relações Internacionais pela PUC-SP (2004), Mestre em Relações Internacionais – Universidad para la Paz, ONU/Costa Rica (1996), Especialista em Resolução de Conflitos pela Uppsala Universitet, Suécia (1996) e graduado em Direito pela PUC-SP (1989). Professor-adjunto na Universidade Federal do ABC (UFABC), vinculado ao Bacharelado em Relações Internacionais e credenciado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais. Ex-professor do Programa de Doutorado/Mestrado em Direito da Universidade Católica de Santos (UNISANTOS), onde coordenou o Setor de Relações Internacionais e a Cátedra Sergio Vieira de Mello, em parceria com o ACNUR.

Bruno Assami

Bruno Assami liderou o planejamento, implantação e estruturação de organizações e de projetos, tanto na gestão estratégica quanto na operacional. Atuou na gestão do MASP, Instituto Tomie Ohtake, Instituto Itaú Cultural e ADG (Associação Brasileira dos Designers Gráficos). Graduado em Relações Públicas e com Máster em Tecnologia para a Educação, atualmente acumula a Direção Executiva da Unibes Cultural, Diretor da Arena Cultural, projeto em execução para se tornar o primeiro polo difusor sobre a prevenção do câncer, Conselheiro Cultural do Consulado de Portugal em São Paulo, como responsável por organizar o plano de atividades setoriais deste órgão e como Representante da Fundação PROA para o Brasil, onde organiza um calendário de eventos internacionais.

Júlio Andery Júnior

Com 35 anos de carreira, um dos mais premiados diretores de arte da publicidade nacional e internacional, Júlio Andery Júnior acumula importantes conquistas na sua trajetória. Trabalhou em algumas das maiores agências do Brasil, como Fischer, Young & Rubican, F/Nazca e AlmapBBDO. Na área de criação, teve experiência em todos os cargos, iniciando como assistente de arte e chegando com apenas 32 anos ao posto de Vice-Presidente da Lowe e, posteriormente, em 2009, da DM9DDB. Sua grande paixão pela publicidade o levou a uma vida de dedicação e verdadeira devoção à sua profissão. Atualmente está desenvolvendo um projeto de coworking para médios e pequenos empresários, levando propaganda de primeiro mundo para as classes menos abonadas, com uma politica de processo de trabalho e remuneração acessíveis. Ajudando-os a crescer, promovendo estudantes, preparando iniciantes, trazendo ganho para todos. A empresa se chama Lavanderya: propaganda boa pra todo mundo.

Marc Tawil

Jornalista, radialista e escritor. Foi repórter do jornal Resenha Judaica, editor de Mundo da Rádio Jovem Pan AM e subeditor de Internacional e de Cultura do Jornal da Tarde (Grupo Estado). Entre 2007 e 2010, integrou o time da Rádio Band News FM, onde atuou como âncora, repórter (finalista do Prêmio Comunique-se) e editor de conteúdo. Publicou os livros Trânsito Assassino (Ed. Terceiro Nome, 2007) e Haja Saco, o Livro (Ed. Multifoco, 2009). Tem MBA em Gestão Empresarial pela FGV e em Marketing pela USP. Na Tawil Comunicação, é responsável pela Direção Criativa e atendimento. Foi escolhido nº1 LinkedIn Top Voices Brasil, projeto internacional que elenca os 15 usuários que mais se destacaram na rede e geraram engajamento, por meio de suas publicações.

Husam Abboud

Nascido na cidade de Homs, Síria, Abboud veio para o Brasil em 2008 para visitar parentes no estado de Goiás. Encantou-se com o país, resolveu ficar e abrir uma escola de idiomas. “Vi que tinha muitas oportunidades aqui, o país estava crescendo, mas eu achava que tinha muita burocracia”. Mudou seu foco e montou uma consultoria, chamada Establish Brazil, com o objetivo de auxiliar estrangeiros a se estabelecerem no Brasil. Hoje, sua empresa conta em seu portfólio com clientes de campos variados como petróleo, indústria farmacêutica, educação, construção, investimentos, imóveis, tecnologia, energia renovável, propaganda, marketing, alimentos, entre outros. De acordo com Abboud, a Establish Brazil ajudou cerca de 50 empresas e empreendedores e se instalarem no país.

Márcia Moussallem

Graduação em Ciências Sociais ( Bacharel e Licenciatura); Graduação em Serviço Social; Mestre e Doutora em Serviço Social ( área de concentração: Políticas Sociais, Associativismo Civil e Movimentos Sociais) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP; MBA em Gestão Para Organizações do Terceiro Setor; Professora Universitária. Publicou quatro livros: Resistir é Refletir- Temáticas Sociais Contemporâneas ( autora); Da Filantropia à Cidadania ( autora); Dicionário do Terceiro Setor ( organizadora e autora); Terceiro Setor: Um Ator Estratégico para o Desenvolvimento Humano ( autora). Colunista: Observatório do Terceiro Setor-SP
(atualmente).

Rodrigo Abreu

Empreendedor e investidor na área Gráfica, Alimentação, Educação e Tecnologia. Presidente e Master Franqueado da AlphaGraphics Brasil, Rede de Franquias líder no país, liderou durante quatro anos a área Global de Marketing, Inovação e Novos Projetos da rede. É Palestrante Internacional sobre Marketing, Tecnologias Interativas e Franchising, com presença em eventos no Brasil, EUA, Inglaterra e Espanha. Faz parte do Conselho do Adus, YouGreen, Estante Mágica e Ampliato, além de se envolver diretamente em diversos projetos sociais de grande impacto na sociedade. Antes de atuar na Alpha Graphics foi consultor do Grupo Cherto, entre outras empresas, atuando diretamente em projetos de consultoria para diversas empresas, como Coca-Cola, Unilever e Quality, entre outras.

José Carlos Meirelles

José Carlos Meirelles é sócio do escritório Pinheiro Neto Advogados desde 1996, onde trabalha desde 1984. Atua, principalmente, em questões ligadas securitização de recebíveis, mercado de capitais, project finance, privatizações, fusões e aquisições, financiamentos estruturados, parcerias público-privadas (PPPs), direito bancário e direito societário. Graduado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1986) e com Mestrado (LL.M.) pela Universidade de Illinois (1989), Meirelles é, atualmente, professor da Faculdade de Direito da Universidade de Illinois, onde recebeu o Distinguished Alumnus Award em 2008. José Carlos escreveu diversos artigos em livros e revistas nacionais e internacionais. Desde 2004, a convite do Comitê Econômico e Social da ONU (ECOSOC), faz parte de um dos Experts Group dessa organização, que tem como objetivo discutir novas iniciativas de investimentos em infraestrutura em países em desenvolvimento.

Marisa Cesar

Bacharel em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero, pós-graduada em Marketing pela ESPM, com Especialização em Business Administration pelo IMD Business School Lausanne, Suíça, complementando com Curso para Conselheiros de Administração do IBGC. Mais de 30 anos de experiência nas áreas de Gestão, Cultura, Governança, Comunicação, Relações Institucionais e Sustentabilidade. Já atuou na Natura Cosméticos, Grupo Accor, Norton Abrasivos, Betania Tanure Associados, CEBDS – Conselho Empresarial de Desenvolvimento Sustentável, em que esteve presente por 18 anos, sendo Diretora Executiva de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais no Brasil e América do Sul, complementando sua responsabilidade como Diretora do Instituto ABB e Gestão de Crises. Atualmente é CEO do Grupo Mulheres do Brasil, entidade sem fins lucrativos, que reúne cerca de 660000 mulheres no Brasil e no Exterior, presente em 31 países e atua com 21 Comitês de Causas, na busca de melhorias para uma sociedade civil mais justa. Atua Pró Bono como Membro dos Comitês de Comunicação e Mercados de Capitais, integra o WCD – Women Corporate Directors e é Membro do Conselho de Administração do Instituto Amor em Mechas e Conselheira Consultiva do Instituto Adus.

Rachel Carneiro De Sousa

Rachel Carneiro de Sousa e Sócia-fundadora e idealizadora da IDEAL SOCIAL. Com 18 anos de atuação no terceiro setor (em áreas como gestão, captação de recursos, desenvolvimento institucional e advocacy) e na área de Responsabilidade Social Corporativa, sempre trabalhou na materialização de grandes ideias, ajudando a tirá-las do papel para torná-las real. Formada em Pedagogia e pós-graduada em Pedagogia Empresarial (Gestão de Pessoas), passou por grandes organizações sociais e empresas, tais como Instituto Ecofuturo (Grupo Suzano) e Biosev (segunda maior processadora de Cana-de-Açúcar do mundo). Há 8 anos exercita sua veia de educação como professora do Curso de Gestão de Organizações do Terceiros Setor do PEC/FGV, onde ministra a disciplina de Desenvolvimento Institucional, com foco em captação de recursos e comunicação para engajamento. Atualmente, dá continuidade à sua atuação no terceiro setor como consultora pela IDEAL SOCIAL, onde atende pequenas e grandes organizações que precisam de ajuda para trilhar um caminho em direção à sua sustentabilidade financeira. Em 2019, foi membro do Comitê Científico da ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos) para o Festival ABCR 2019.

Nabil Georges Bonduki

Arquiteto e Urbanista, graduado pela Universidade de São Paulo, onde fez mestrado e doutorado. Em 2011, foi aprovado em Livre-Docência na área de planejamento urbano. Atualmente é Professor Titular de Planejamento Urbano da FAU-USP. Foi Superintendente de Habitação Popular da Prefeitura de São Paulo (1989-92), vereador por São Paulo (2013-16) e atuou na coordenação da consultoria para a elaboração do Plano Nacional de Habitação. Foi Secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente (2011-12), onde coordenou a implementação da Lei Nacional de Resíduos Sólidos. Em 2015, foi nomeado Secretário Municipal de Cultura da capital paulista, onde implementou, entre outras iniciativas, a SPCine, empresa da Prefeitura, voltada para o audiovisual, e o Circuito Municipal de Cultura.

Ricardo Cancela

Experiência de mais de 30 anos no mercado nacional e internacional em empresas de tecnologia de grande porte como Telefônica,Teleperformance, IBM, Compaq, HP e Digital. Precursor da disseminação de sistemas de Inteligência Artificial pelo Brasil. Prêmios e reconhecimentos nas áreas de liderança, gestão de pessoas, vendas, qualidade, recuperação de receitas, satisfação de clientes e novas tecnologias no decorrer da carreira. Participação especial na edição brasileira do livro “Poder do Menos” do escritor Scott Sonenshein – editora HSM. Co-autor do livro “Ruptura no Modelo Tradicional das Empresas” pela editora Brasport. Formado em Administração de Empresas com ênfase em Sistemas de Computação, MBA em Transformação Digital e Futuro dos Negócios pela PUC do Rio Grande do Sul, MBA em Governança Corporativa e Tecnológica pela USP (IPT), MBA em Gerência Estratégica da Informação pela Escola de Engenharia da UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro e especialização em 6 Sigma pela Vanzolini – Telefônica.

Pérsio Pinheiro
Pérsio Pinheiro

Executivo da área de Gestão Estratégica de Pessoas / Relações Humanas, desenvolveu sua carreira de mais de 30 anos em empresas multinacionais e brasileiras, incluindo um período como expatriado na Venezuela.

Atuou em diferentes segmentos de negócio e tipos de cultura organizacional, liderando grandes equipes nos processos da área (Desenvolvimento Humano, Cultura, Responsabilidade Social, Atração e Retenção, Engajamento, Remuneração e Benefícios, Gestão de Expatriados, Saúde e Segurança entre outros) e que impactaram mais de 150.000 colaboradores das empresas em que atuou destacando Camil Alimentos, BRF, Johnson & Johnson (Janssen-Cilag Farmacêutica) e Bunge Alimentos.

Formado em Administração de Empresas pela FEA/USP , possui MBA pela FIA/USP.

Concluiu o curso de Formação de Conselheiro de Administração pelo IBGC, o que o contribuiu bastante para sua atuação junto a diversos conselhos de administração e comitês de pessoas ao longo de sua carreira.

Foi professor de inglês voluntário para alunos de comunidades carentes em SP, através da ONG Cidadão Pró Mundo.

Wilson Araujo
Wilson Araujo

Com mais de 20 anos de experiência obtidos nos setores agroindustrial e de biotecnologia industrial no Brasil e exterior (Cutrale, Cargill, Zilor, DuPont e Butamax-JV DuPont|British Petroleum).

Ocupou posições técnicas e de liderança nas áreas de P&D Inovação, operações industriais e desenvolvimento de negócios liderando e/ou integrando equipes multidisciplinares internacionais.

É Professor no Instituto Mauá de Tecnologia, sócio fundador da Syglia Consultoria, e Diretor de Novos Negócios na empresa Nitto.

Ele possui bacharel em química (UNIFEB), mestre em química analítica (IQSC-USP), doutor em engenharia química (FEQ-UNICAMP), e concluiu seu MBA pela Business School São Paulo e Univ. Politécnica da Catalunha.

Sabores e Lembranças!
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