Conselho Consultivo

É o órgão interno do Adus formado por pessoas com grande experiência e destaque na sociedade civil, no meio acadêmico, no empresariado, nas artes e no setor público; as Conselheiras e Conselheiros oferecem uma visão qualificada de quem não está no dia a dia da instituição e têm comprometimento com a acolhida do refugiado.

A orientação crítica do Conselho Consultivo sobre funcionamento do Instituto de Reintegração do Refugiado visa à melhoria dos serviços prestados ao refugiado.

As pessoas que compõem o Conselho também contribuem para maior inserção do Adus na sociedade civil e junto às estruturas governamentais.

Pérsio Pinheiro
Elizabete Leite Scheibmayr

Formada em matemática, advogada, co-fundadora da Uzoma Diversidade Cultura e Educação, membro do Grupo Mulheres do Brasil na função de  líder dos Comitês de Igualdade Racial e Combate à Violência contra a Mulher, palestrante sobre os temas diversidade, liderança feminina e  violência contra a mulher.

Atua como mentora do Programa Pulsar da Fundação Éveris e do Programa Nós por Elas do IVG. Tem MBA em Liderança e  desenvolvimento em potencial humano pelo Universidade MSD.

Wilson Araujo
Monica Marcondes

Economista e advogada formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, mestre em Engenharia Elétrica na Escola Politécnica – USP.

Atualmente exerce a função de Executive Sales Specialist no Banco Santander S/A Costumo dizer que quero mudar o mundo para melhor e  que o proposito em nossas ações reverbera resultados.

Wilson Araujo
Elisangela Almeida

CFO do Grupo In Press, segundo maior grupo de comunicação corporativa do Brasil, Elisangela Almeida é pós-graduada em Finanças e Controladoria.

Trabalhou na França, Malásia e Brasil, nas áreas de Planejamento Financeiro, Controladoria e Projetos de multinacionais como a francesa Technip-FMC, a americana GE Oil & Gas e a japonesa Modec.

Liderou as equipes de TI e Finanças da Automotiva Valeo Service América  Latina e foi Controller da Solinftec.

Apaixonada por montanhismo, fez a ascensão do Kilimanjaro – Tanzânia  em outubro de 2016.

É cofundadora do W-CFO, um grupo de integração de executivas de  finanças com o objetivo de apoio mútuo, promoção da diversidade e  inspiração para novos profissionais, e do Conselheira 101, programa sem fins lucrativos que visa aumentar a participação da mulher negra em  conselhos de administração.

Rodrigo Abreu

Empreendedor e investidor na área Gráfica, Alimentação, Educação e Tecnologia. Presidente e Master Franqueado da AlphaGraphics Brasil, Rede de Franquias líder no país, liderou durante quatro anos a área Global de Marketing, Inovação e Novos Projetos da rede. É Palestrante Internacional sobre Marketing, Tecnologias Interativas e Franchising, com presença em eventos no Brasil, EUA, Inglaterra e Espanha. Faz parte do Conselho do Adus, YouGreen, Estante Mágica e Ampliato, além de se envolver diretamente em diversos projetos sociais de grande impacto na sociedade. Antes de atuar na Alpha Graphics foi consultor do Grupo Cherto, entre outras empresas, atuando diretamente em projetos de consultoria para diversas empresas, como Coca-Cola, Unilever e Quality, entre outras.

Wilson Araujo
Wilson Araujo

Com mais de 20 anos de experiência obtidos nos setores agroindustrial e de biotecnologia industrial no Brasil e exterior (Cutrale, Cargill, Zilor, DuPont e Butamax-JV DuPont|British Petroleum).

Ocupou posições técnicas e de liderança nas áreas de P&D Inovação, operações industriais e desenvolvimento de negócios liderando e/ou integrando equipes multidisciplinares internacionais.

É Professor no Instituto Mauá de Tecnologia, sócio fundador da Syglia Consultoria, e Diretor de Novos Negócios na empresa Nitto.

Ele possui bacharel em química (UNIFEB), mestre em química analítica (IQSC-USP), doutor em engenharia química (FEQ-UNICAMP), e concluiu seu MBA pela Business School São Paulo e Univ. Politécnica da Catalunha.

José Carlos Meirelles

José Carlos Meirelles é sócio do escritório Pinheiro Neto Advogados desde 1996, onde trabalha desde 1984. Atua, principalmente, em questões ligadas securitização de recebíveis, mercado de capitais, project finance, privatizações, fusões e aquisições, financiamentos estruturados, parcerias público-privadas (PPPs), direito bancário e direito societário. Graduado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1986) e com Mestrado (LL.M.) pela Universidade de Illinois (1989), Meirelles é, atualmente, professor da Faculdade de Direito da Universidade de Illinois, onde recebeu o Distinguished Alumnus Award em 2008. José Carlos escreveu diversos artigos em livros e revistas nacionais e internacionais. Desde 2004, a convite do Comitê Econômico e Social da ONU (ECOSOC), faz parte de um dos Experts Group dessa organização, que tem como objetivo discutir novas iniciativas de investimentos em infraestrutura em países em desenvolvimento.

Pérsio Pinheiro
Pérsio Pinheiro

Executivo da área de Gestão Estratégica de Pessoas / Relações Humanas, desenvolveu sua carreira de mais de 30 anos em empresas multinacionais e brasileiras, incluindo um período como expatriado na Venezuela.

Atuou em diferentes segmentos de negócio e tipos de cultura organizacional, liderando grandes equipes nos processos da área (Desenvolvimento Humano, Cultura, Responsabilidade Social, Atração e Retenção, Engajamento, Remuneração e Benefícios, Gestão de Expatriados, Saúde e Segurança entre outros) e que impactaram mais de 150.000 colaboradores das empresas em que atuou destacando Camil Alimentos, BRF, Johnson & Johnson (Janssen-Cilag Farmacêutica) e Bunge Alimentos.

Formado em Administração de Empresas pela FEA/USP , possui MBA pela FIA/USP.

Concluiu o curso de Formação de Conselheiro de Administração pelo IBGC, o que o contribuiu bastante para sua atuação junto a diversos conselhos de administração e comitês de pessoas ao longo de sua carreira.

Foi professor de inglês voluntário para alunos de comunidades carentes em SP, através da ONG Cidadão Pró Mundo.

Rachel Carneiro De Sousa

Rachel Carneiro de Sousa e Sócia-fundadora e idealizadora da IDEAL SOCIAL. Com 18 anos de atuação no terceiro setor (em áreas como gestão, captação de recursos, desenvolvimento institucional e advocacy) e na área de Responsabilidade Social Corporativa, sempre trabalhou na materialização de grandes ideias, ajudando a tirá-las do papel para torná-las real. Formada em Pedagogia e pós-graduada em Pedagogia Empresarial (Gestão de Pessoas), passou por grandes organizações sociais e empresas, tais como Instituto Ecofuturo (Grupo Suzano) e Biosev (segunda maior processadora de Cana-de-Açúcar do mundo). Há 8 anos exercita sua veia de educação como professora do Curso de Gestão de Organizações do Terceiros Setor do PEC/FGV, onde ministra a disciplina de Desenvolvimento Institucional, com foco em captação de recursos e comunicação para engajamento. Atualmente, dá continuidade à sua atuação no terceiro setor como consultora pela IDEAL SOCIAL, onde atende pequenas e grandes organizações que precisam de ajuda para trilhar um caminho em direção à sua sustentabilidade financeira. Em 2019, foi membro do Comitê Científico da ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos) para o Festival ABCR 2019.

Ricardo Cancela

Experiência de mais de 30 anos no mercado nacional e internacional em empresas de tecnologia de grande porte como Telefônica,Teleperformance, IBM, Compaq, HP e Digital. Precursor da disseminação de sistemas de Inteligência Artificial pelo Brasil. Prêmios e reconhecimentos nas áreas de liderança, gestão de pessoas, vendas, qualidade, recuperação de receitas, satisfação de clientes e novas tecnologias no decorrer da carreira. Participação especial na edição brasileira do livro “Poder do Menos” do escritor Scott Sonenshein – editora HSM. Co-autor do livro “Ruptura no Modelo Tradicional das Empresas” pela editora Brasport. Formado em Administração de Empresas com ênfase em Sistemas de Computação, MBA em Transformação Digital e Futuro dos Negócios pela PUC do Rio Grande do Sul, MBA em Governança Corporativa e Tecnológica pela USP (IPT), MBA em Gerência Estratégica da Informação pela Escola de Engenharia da UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro e especialização em 6 Sigma pela Vanzolini – Telefônica.

Anna Macário

Trajetória profissional de mais de 20 anos construída como Executiva de RH e Educação Corporativa em empresas como Ambev, McDonald’s, Heineken e Grupo Adeo. Hoje atua como executiva de Recursos Humanos, além de mentoria de executivos, lideranças em Startups e desenvolvimento de programas de cultura, engajamento e ESG em empresas.

Em sua carreira, com atuação em mais de 21 países, atuou com foco em Transformação Cultural e impacto Humano na estratégia de negócio. Em sua atuação destacam-se: estruturação e desenvolvimento do currículo da Universidade do Hambúrguer para América Latina, Reorganizações, revisões de estruturas e processos de Insourcing e Downsizing. Condução de Change Management, Implementação de Cultura, Implementação do SEC (Sistema de Educação Corporativa) ,Implantação do modelo de incentivo de longo prazo para C-Level, Interação com heaquarters e áreas globais para aprovação e implementação de programas , Desenvolvimento de liderança de equipes, e plano sucessório no Brasil e América do Sul.

Após atuar na liderança de 21 países, morar em 4, treinar mais de 100,000 pessoas e formar quase 2,000 líderes está se dedicando a outras causas. Faz parte da turma de Co-founders do primeiro curso de Conselheiro Social na GoNew. Atua em empresas na implantação e estratégia de ESG, em transformação cultural de organizações e após certificação na Dinamarca e no Butão, tornou-se uma das principais referências em Felicidade Corporativa no Brasil.

Bruno Assami

Bruno Assami liderou o planejamento, implantação e estruturação de organizações e de projetos, tanto na gestão estratégica quanto na operacional. Atuou na gestão do MASP, Instituto Tomie Ohtake, Instituto Itaú Cultural e ADG (Associação Brasileira dos Designers Gráficos). Graduado em Relações Públicas e com Máster em Tecnologia para a Educação, atualmente acumula a Direção Executiva da Unibes Cultural, Diretor da Arena Cultural, projeto em execução para se tornar o primeiro polo difusor sobre a prevenção do câncer, Conselheiro Cultural do Consulado de Portugal em São Paulo, como responsável por organizar o plano de atividades setoriais deste órgão e como Representante da Fundação PROA para o Brasil, onde organiza um calendário de eventos internacionais.

Sabores e Lembranças!
Você gostaria de ganhar gratuitamente um e-book com receitas feitas por refugiadas da Síria, Colômbia e República Democrática do Congo? Assine a nossa Newsletter.