Histórico

2010

Primeiros passos…

A ideia do Adus surgiu no começo de 2010. Nos primeiros meses de trabalho, enquanto o Instituto ainda buscava sua identidade, a contribuição de Guilherme da Cunha foi fundamental.

Fundação do Adus

Realização da Assembleia de fundação e aprovação de seu primeiro estatuto social.

2011

Primeiro evento público

Realização da primeira reunião geral, que contou com a presença de pessoas interessadas em apoiar a proposta e outras instituições.

Primeira missão fora de São Paulo

O Adus foi convidado para visitar Mogi das Cruzes-SP. Na ocasião, representantes do Instituto estiveram reunidos com lideranças e refugiados locais.

Primeiro curso de formação

O curso foi voltado para os primeiros voluntários. O programa contou com o apoio de instituições, pesquisadores e lideranças que trabalhavam com o tema do refúgio e foi estruturado em quatro palestras, que totalizaram 12 horas.

Encontros com refugiados

Realização do primeiro de muitos encontros com refugiados. A cada encontro o número de participantes crescia. Relembre clicando aqui.

2012

Certificado de OSCIP

Adus recebe certificação de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, do Ministério da Justiça do Brasil.

2013

Primeiro curso de português

O Adus lança o seu primeiro curso de português. A iniciativa foi viabilizada tendo a Wizard Idiomas como parceira. Nova turmas foram lançadas nos meses seguintes.

One Love Junino

As 200 pessoas que estiveram nesta atividade cultural jamais se esquecerão da diversão e da integração entre as pessoas. Foi o primeiro grande evento do Adus e o primeiro dos eventos em parceria com o Atados. Relembre como foi.

Primeira graduação

Os refugiados da primeira turma do curso de português superaram obstáculos aprendendo a língua. A cerimônia de entrega dos diplomas foi marcada por muita alegria.

2014

Copa do Mundo dos Refugiados

O Brasil recebeu a Copa do Mundo de futebol em 2014. O Adus, junto de seus parceiros e da sociedade civil (via financiamento coletivo), promoveu a Copa do Mundo dos Refugiados. Mais de 200 refugiados estiveram presentes e 150 voluntários participaram da organização. Relembre como foi!

2015

Sede própria!

Depois de quase cinco anos de existência, o Adus conquistou o sonho de sua sede própria. Esta realização possibilitou a ampliação das ações dos Programas do Instituto, além de um atendimento mais presente aos refugiados.

Mais Pontes

Iniciamos com o projeto Mais Pontes.

2017

Mente Aberta

Criamos o projeto Mente Aberta ( Unno ).

2018

Selo Direitos Humanos

Conquistamos o Selo Direitos Humanos.

2019

Denise Fraga

Madrinha do projeto Adus.