Orientação Jurídica

O Projeto

O serviço de Orientação Jurídica é oferecido pelo ADUS às pessoas apoiadas por esta instituição, no qual operadores do direito e intérpretes, com preparo antropológico para superar a barreira cultural que separa os refugiados da sociedade brasileira, trabalharão nesta atividade.

O atendimento é prestado pessoalmente e via e-mail e as situações que necessitem de litígios administrativos ou judiciais são encaminhadas para órgão públicos e instituições privadas adequadas para a proteção do direito eventualmente violado.

Vale destacar que os voluntários da Orientação Jurídica não assinam como advogados, mas sim, fazem a consultoria necessária e, se preciso, encaminhamento para instituições determinadas (ex. defensoria pública).

REFUGIADOS ATENDIDOS

DIFERENTES NACIONALIDADES

QUANTIDADE DE ATENDIMENTOS

Depoimentos

Carolina Guerra Sarti

“Faz 2 anos e meio que eu faço parte do time do ADUS. Prestar Orientação Jurídica para pessoas em situação de refúgio resinificou minhas segundas-feiras. Ainda que possamos fazer pouco efetivamente (por conta da burocracia) é gratificante demais poder ajudar pessoas que já passaram por tantas situações muitas vezes impensáveis para nós.
E chegar em um país diferente, muitas vezes sozinho, com outra cultura, idioma, enfrentar preconceito por parte de grande parte da sociedade é outro baque.
Espero que a gente consiga seguir orientando e impactando pessoas que, infelizmente, conhecem na prática o exato significado da palavra desgraça.”

Thaís de Oliveira Miranda

“Participar do trabalho voluntário da Orientação Jurídica do Instituto Adus tem trazido verdadeiro significado à minha vida, profissional e pessoal. Trabalho de grande importância às/aos migrantes e refugiadas/os na cidade de São Paulo, na medida em que as políticas voltadas a esta parcela da população demonstram ser insuficientes ao atendimento de todos os indivíduos. Faz parte do nosso trabalho acolher, esclarecer dúvidas e orientar acerca de direitos, atuar em demandas extrajudicialmente, e realizar os encaminhamentos devidos.”

Fique ligado no Adus!
Entre com seu Nome e E-mail para acompanhar, via Newsletter, tudo o que acontece no Instituto Adus.