Mês das Mulheres – Conheça Anyis Carolina

“Meu nome é Anyis Carolina, tenho 40 anos e sou migrante da Venezuela, nascida em Sucre, Carupano, mas sempre vivi na cidade de Puerto Ordaz, onde estudei 4 semestres de Administração de Empresas na Universidad Gran Mariscal de Ayacucho. Pausei os meus estudos por conta da inflação do País, que não parava de subir e se tornou inviável pagar a faculdade e sustentar minha família.

No ano de 2018, tive que migrar do meu País sozinha, deixando minhas duas filhas maiores e meu filho menor com sua avó paterna e meu companheiro, que na época trabalhava na Guarda Nacional da Venezuela e não conseguiu obter sua dispensa. Assim, me vi na necessidade de ir sozinho para o Peru, que não era o que eu esperava. Sofri assédio e xenofobia mais vezes do que pude contar, vivia com medo.

Então, na mesma época, a avó dos meus filhos teve a oportunidade de vir para o Brasil e me pediu para trazê-los. Na época, eu estava prestes a voltar para a Venezuela e não queria migrar novamente, mas minha mãe me convenceu dizendo que traria maior qualidade de vida para a nossa família. 

Assim, meus filhos embarcaram para o Brasil enquanto eu voltei para a Venezuela para terminar de resolver algumas coisas. A estadia que para mim seria rápida, foi aumentando por ser cada vez mais difícil organizar dinheiro para sair do país. Após muita luta e a repentina morte do meu irmão, conseguimos em março de 2023 sair legalmente da Venezuela e viajar até a fronteira de Pacaraima, no Brasil. Lá, mais uma reviravolta: fomos assaltados e sobraram apenas $100 que eu tinha muito bem guardado.

Conseguimos contato com os nossos parentes e eles pagaram nossa passagem para a cidade de Manaus. Lá, meu marido, minha mãe e eu ficamos na casa de amigos enquanto a família se reunia para que pudéssemos continuar nossa viagem para esta cidade de São Paulo. O processo demorou 20 dias, mas eu finalmente cheguei! Em 01/04/2023, eu finalmente consegui reencontrar meus filhos, depois de passar mais de 4 anos sem poder abraçá-los.” 

Anyis é beneficiária do nosso Programa de Capacitação e Geração de Renda! Contribua com essa causa e apoie migrantes e refugiados. Clique Aqui.