Acolhimento e Proteção

Reintegração de refugiados à sociedade buscando sua valorização e inserção social, econômica e cultural

Nossa missão é atuar em parceria com migrantes, refugiados e solicitantes de refúgio para sua reintegração à sociedade, buscando sua valorização e inserção social, econômica e cultural, através da realização da pré-documentação de regularização migratória e gestão individual dos casos de violações de direitos humanos. Saiba mais sobre nosso programa de Acolhimento e Proteção, peça-chave na promoção dessas mudanças.

A Origem 

O Programa de Acolhimento e Proteção nasceu em 2012 a partir do nosso Setor de Atendimento, existente desde 2015.

Desde sua criação, o Programa Acolhimento e Proteção foi a porta de
entrada do Instituto Adus. Ele serviu e serve como intermediário das necessidades das pessoas que buscam nossa ajuda, a fim de identificar as demandas individuais e ajudá-los da melhor maneira possível.

Objetivos Do Programa

O Programa Acolhimento e Proteção realiza a pré-documentação para regularização migratória de migrantes e refugiados no Brasil, com base na Lei de Migrações (13.345/2017) e na Lei do Refúgio (Lei nº 9.474/1997), bem como atuamos diretamente em casos de violações de direitos humanos. Para isso ser viável, estabelecemos 4 objetivos-chave:

Gestão e apoio a casos individuais para mitigar e/ou prevenir violações de direitos humanos.

Planejamento e atuação em eventos e mutirões para apoiar refugiados, solicitantes de refúgio e migrantes.

Articular, junto à rede de serviços e parceiros do terceiro setor, ações de prevenção a violações de direitos.

Articulação e contato com a rede pública conforme a necessidade de cada caso.

Alinhamento com os ODS

A fim de motivar o desenvolvimento global, a ONU estabeleceu 17 ODS; Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Nosso programa de Acolhimento e Proteção está alinhado com 5 deles:

Nossos programas

A fim de atender a uma maior gama de necessidades dos refugiados no Brasil, além do programa de Acolhimento e Proteção, contamos com as seguintes oportunidades:

Você é ou conhece uma pessoa refugiada, solicitante de refúgio ou migrante que poderia se beneficiar do programa de Acolhimento e Proteção?