Sobre o Adus

O Instituto Adus é uma ONG que promove a integração de refugiados na sociedade brasileira há mais de dez anos. Nós, do Adus, sabemos que a busca por refúgio não é uma escolha. É um direito. Refugiados são pessoas em situação de risco e vulnerabilidade, que tentam recomeçar suas vidas com segurança.

Sua migração forçada ocorre por causas diversas, incluindo perseguição, conflitos armados e violações de direitos humanos. Essa é uma realidade global e o Brasil é um dos países que assumem deveres e obrigações legais relacionadas ao acolhimento de refugiados. Ao exercer esse compromisso, nosso país colhe benefícios econômicos, culturais e sociais. Nesse contexto, o Adus apoia aqueles que chegam ao Brasil, para que possam escolher os seus caminhos de forma autônoma e consciente.

Na prática, oferecemos ao refugiado orientação jurídica, capacitação, intermediação junto a empresas para colocação profissional e ensino de português. Também somos responsáveis pela escola de idiomas Unno, onde professores refugiados ministram aulas de inglês, francês e espanhol.

O Adus é uma organização laica e apartidária. Acreditamos que integrar só é possível graças à mobilização da sociedade civil e grande parte do trabalho que realizamos acontece por meio de voluntariado, com baixo custo e alto impacto social.

Sabores e Lembranças!
Você gostaria de ganhar gratuitamente um e-book com receitas feitas por refugiadas da Síria, Colômbia e República Democrática do Congo? Assine a nossa Newsletter.