Aulas de português

 
 
 

O Projeto

O Programa Ensino de Português foi o segundo criado pelo Instituto Adus. Desde 2013, capacitamos refugiados e solicitantes de refúgio com aulas de português, do nível básico ao avançado, visando à plena integração social e econômica dessas pessoas. Falar nosso idioma proporciona mais autonomia, facilita a integração local e a conquista de um emprego.

Com recursos próprios e de parceiros, já atendemos mais de 4.000 pessoas, gerando grande impacto social em suas vidas e na de seus familiares.

REFUGIADOS FORMADOS

NÚMERO DE TURMAS

NACIONALIDADES

Depoimentos

Amadou Diallo

“Como refugiado, enfrentamos muitas dificuldades antes de integrar o sistema, conseguir um emprego ou continuar nossos estudos. O Adus é um dos melhores institutos de São Paulo porque ajuda refugiados de todo o mundo, integrando, ensinando o idioma local, ajudando a conseguir um emprego. Isso é muito importante na vida de qualquer pessoa.  Por assim eu digo: o Adus é uma família para mim e eu tenho um grande respeito por vocês.”

Mateus Lima Oliveira

“O idioma é uma das primeiras barreiras que os refugiados enfrentam para se integrar na sociedade. Nosso trabalho é essencial para garantir que essas pessoas consigam se comunicar e expressar no Brasil, assim auxiliando na busca por emprego e outras necessidades básicas. A experiência de ser um professor voluntário é muito gratificante, ainda mais quando tenho a oportunidade de conhecer diversas culturas e histórias do mundo todo. Meus alunos me ensinam sobre suas vidas da mesma forma eu os apresento a diversidade do Brasil.”