Aulas de português para refugiados

Português como língua de acolhimento

Aulas de português para refugiados são um importante instrumento de inclusão, adaptação e construção da independência. Saiba mais sobre como elas funcionam e descubra como você pode ajudar.

A Origem 

O Programa Ensino de Português foi o segundo criado pelo Instituto Adus. Desde 2013, capacitamos refugiados e solicitantes de refúgio com aulas de português, do nível básico ao avançado, visando à plena integração social e econômica dessas pessoas. Falar nosso idioma proporciona mais autonomia, facilita a integração local e a conquista de um emprego.

Com nosso curso de português mantido com recursos próprios e de parceiros, já atendemos mais de 4.000 pessoas refugiadas, gerando grande impacto social em suas vidas e na de seus familiares.

Objetivos Do Programa

Em termos gerais, o nosso programa visa a inserção social, cultural e econômica de migrantes, refugiados e solicitantes de refúgio. Para isso ser viável, estabelecemos 3 objetivos-chave:

Ensinar a Língua Portuguesa para a verdadeira integração de refugiados no Brasil. Falar o idioma proporciona mais autonomia, facilita a integração local.

Permitir que o estrangeiro possa interagir com a sociedade e ter acesso a seus direitos básicos como saúde e educação sem precisar do auxílio de outras pessoas.

Auxiliar no processo de relocação no mercado de trabalho, visando à plena integração social e econômica dessas pessoas.

Alinhamento com os ODS

A fim de motivar o desenvolvimento global, a ONU estabeleceu 17 ODS; Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Nosso programa de Aulas de Português está alinhado com 5 deles:

Nossos programas

A fim de atender a uma maior gama de necessidades dos refugiados no Brasil, além das Aulas de Português, contamos com as seguintes oportunidades:

Sua doação faz a diferença! Apoie nosso projeto e ajude milhares de crianças, mulheres e homens que estão sendo obrigados a fugir de suas casas para escapar da violência e da miséria.