Mês das Mulheres – Yanela Castellano

“Meu nome é Yanela Castellano, venezuelana e mãe de dois filhos que são a razão da minha migração para o Brasil e que ainda vivem na minha linda Venezuela. Cheguei aqui em janeiro de 2023 em busca de uma melhor qualidade de vida, pois em meu País pessoas com mais de 25 anos têm muita dificuldade em encontrar emprego.

Na minha chegada, a primeira impressão que tive foi de que seria muito difícil aprender e me adaptar à língua. Eu tentava mas não entendia nada do que as pessoas falavam, até baixei o Duolingo para tentar facilitar o meu aprendizado e minha adaptação aqui.

Um dia, então, fui ao Instituto Adus fazer alguns documentos e fiquei sabendo que ofereciam aulas de português gratuitas. Mandei uma mensagem para me matricular e logo já estava frequentando as aulas com a professora Anna. Neste pouco mais de um ano, já me formei nos 3 módulos do curso e sempre me senti muito bem em sala de aula e com as turmas que estive. Fomos inclusive ao Museu da Língua Portuguesa como um passeio para conhecer mais sobre a cultura brasileira, o que me fez perceber que o Brasil é um País muito grande e que eu gosto muito de estar.

Hoje já consegui me estabelecer melhor, tenho dois empregos que me sustentam e me permitem ter uma vida muito melhor. Me sinto muito agradecida por todas as pessoas que me ajudaram nesse caminho, inclusive do Adus que desde o começo me receberam de forma amável. E, principalmente, à Anna e a Michelle, do português, que me ajudaram nessa jornada do idioma.”

Yanela é beneficiária do nosso Programa de Capacitação e Geração de Renda! Contribua com essa causa e apoie migrantes e refugiados. Clique Aqui.