FEIRA ÉTNICA ADUS

O Dia Mundial do Refugiado também foi celebrado com exposições, shows e oficinas durante a Feira Étnica ADUS, na Avenida Paulista. 

Nos dias 24 e 25 de junho aconteceu em São Paulo a Feira Étnica ADUS, evento anual que tem como objetivo dar visibilidade à causa de pessoas refugiadas no Brasil. A ação do Instituto Adus vem ganhando cada vez mais força e abre espaço para este público mostrar suas matrizes culturais, suas diversidades e ampliar suas redes de conhecimento e relacionamento.

Neste ano, a Feira Étnica teve participação de pessoas refugiadas da Síria, Camarões, República Democrática do Congo, Palestina, Colômbia, Sudão e África do Sul. Elas apresentaram pratos típicos, trabalhos artesanais e realizaram exposições, shows e oficinas culturais, sempre resgatando as memórias afetivas de seus países.

“A Feira Étnica ADUS aconteceu na Avenida Paulista, coração dessa gigantesca metrópole que é São Paulo”, comenta Marcelo Haydu, diretor do Instituto. “Assim conseguimos dar muito mais protagonismo para as pessoas refugiadas, alcançando gente com pouco ou nenhum contato com a cultura de outros países”, completa.

Programação multicultural

Pessoas refugiadas do Sudão, Colômbia, Palestina, República Democrática do Congo, Camarões e Síria realizaram oficinas de tatuagem de henna árabe, bijuterias de miçanga, caligrafia árabe, amarração de turbantes, tranças africanas com e sem fibras de cabelo e bordado palestino, respectivamente.

Da Síria, Senegal, Iraque, Angola, Venezuela e República do Congo o visitante viu por perfumes, modas árabe e africana, além de gastronomia representada por geleias artesanais, doces e salgados árabes e pratos congoleses.

Os shows ficaram por conta de artistas da Guiné-Bissau, Síria, África do Sul, Angola, Cabo Verde, Venezuela, Egito, Síria, Palestina, Iraque e República do Congo.

A Feira Étnica ADUS teve realização do Ministério da Cultura, foi viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Grupo Carrefour Brasil e apoio cultura dos parceiros do Instituto ADUS: Pinheiro Neto Advogados e Shopping Center 3