ENCONTROS GASTRONÔMICOS SABORES & LEMBRANÇAS 2º EDIÇÃO

O Instituto ADUS, organização sem fins lucrativos que atua pela integração de refugiados na sociedade brasileira, promoveu a segunda edição dos encontros gastronômicos Sabores e Lembranças. A iniciativa, gratuita e aberta ao público, contou com a participação de onze chefs refugiados do Afeganistão, Angola, Colômbia, Congo, Marrocos, Nigéria, Togo, Uganda, Venezuela e Síria.

Assim como na primeira edição, realizada em novembro de 2022, o principal objetivo dos encontros foi dar visibilidade ao trabalho de refugiados que têm na gastronomia uma fonte importante de renda, seja ela primária ou secundária, e que precisam dela para se reconstruir e tocar suas vidas no Brasil, com independência e autonomia.

“O projeto Sabores e Lembranças nos dá a oportunidade de conhecer histórias muito tocantes de pessoas que deixaram seus países e que carregam uma bagagem riquíssima de memórias afetivas vindas da relação entre a gastronomia e suas próprias vidas”, explica Marcelo Haydu, diretor do Instituto ADUS.

A edição deste ano do Sabores e Lembranças teve realização do Ministério da Cultura, viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura e contou com patrocínio das empresas parceiras do Instituto ADUS: John Deere e Pinheiro Neto Advogados.

Desafio

Durante os encontros os chefs tiveram a missão de apresentar dois pratos, um doce e um salgado, preparados com ingredientes típicos de seus respectivos países. Cada receita fez parte de um livro. Na primeira edição do Sabores e Lembranças participaram quatro imigrantes acolhidos pelo Instituto ADUS, que prepararam suas receitas com apoio de chefs brasileiros renomados.