Capacitação de refugiados e Geração de Renda

Saiba mais sobre nosso programa criado para a capacitação de refugiados e promoção da geração de emprego e renda

Por meio de recursos próprios e de parceiros, conseguimos inserir pouco mais de 950 imigrantes no mercado de trabalho, sensibilizamos e capacitamos mais de 400 empresários e gestores de recursos humanos e capacitamos mais de 500 imigrantes para participar de processos seletivos.

A Origem 

O Programa de Capacitação e Geração de Renda foi o primeiro criado pelo Instituto Adus. Desde 2012, trabalhamos incansavelmente para recolocar refugiados e solicitantes de refúgio no mercado de trabalho brasileiro, garantindo direitos iguais no país que os acolhe.
Para isso, nos articulamos, sensibilizamos e capacitamos empresários e gestores de recursos humanos visando a inserção laboral das pessoas em situação de refúgio. Como resultado, vemos empresas se empenhando no processo de contratação dessas pessoas ao abrir suas portas para que refugiados participem de processos seletivos.

Uma oportunidade de trabalho pode significar muito mais do que imaginamos para o começo de uma vida longe de casa. Para os refugiados, é reconquistar o seu lugar no mundo com autonomia, se sentir valorizado e respeitado.

Objetivos Do Programa

Em termos gerais, o nosso programa visa a inserção social, cultural e econômica de migrantes, refugiados e solicitantes de refúgio. Para isso ser viável, estabelecemos 4 objetivos-chave:

Capacitar pessoas migrantes e refugiadas para o mercado de trabalho com o objetivo de geração de trabalho, aumento de renda e valorização profissional;

Dar amparo legal para a inclusão laboral;

Encontrar vagas de trabalho alinhadas à realidade da população migrante em situação de vulnerabilidade;

Sensibilizar atores do setor privado sobre responsabilidade social (alta liderança e os times de RH, Diversidade e Inclusão, Talentos).

Alinhamento com os ODS

A fim de motivar o desenvolvimento global, a ONU estabeleceu 17 ODS; Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Nosso programa de Acolhimento e Proteção está alinhado com 5 deles:

Nossos programas

A fim de atender a uma maior gama de necessidades dos refugiados no Brasil, além da Capacitação e Geração de Renda, contamos com as seguintes oportunidades:

QUER INDICAR UMA VAGA OU CONTRATAR UM REFUGIADO?

Aqui no Instituto Adus, temos diversas formas de apoiar pessoas em situação de refúgio. Uma delas é ajudá-las a se inserirem no mercado de trabalho brasileiro.