Capacitação e Geração de Renda

 
 
 
O Projeto

O Programa de Capacitação e Geração de Renda foi o primeiro criado pelo Instituto Adus. Desde 2012, trabalhamos incansavelmente para recolocar refugiados e solicitantes de refúgio no mercado de trabalho, garantindo direitos iguais no país que os acolhe.

Para isso, nos articulamos, sensibilizamos e capacitamos empresários e gestores de recursos humanos visando a inserção laboral das pessoas em situação de refúgio. Como resultado, vemos empresas abrindo suas portas para que refugiados participem de processos seletivos e se empenhando no processo de contratação dessas pessoas.

Por meio de recursos próprios e de parceiros, conseguimos inserir pouco mais de 300 imigrantes no mercado de trabalho, sensibilizamos e capacitamos mais de 400 empresários e gestores de recursos humanos e capacitamos mais de 500 imigrantes para processos seletivos.

Uma oportunidade de trabalho pode significar muito mais do que imaginamos para o começo de uma vida longe de casa. Para os refugiados, é reconquistar o seu lugar no mundo com autonomia, se sentir valorizado e respeitado.

ATENDIMENTOS REALIZADOS

CAPACITAÇÕES REALIZADAS

REFUGIADOS CONTRATADOS

Depoimentos

Jonas Lessa

“É uma experiência incrível! Tenho falado e recomendado o trabalho do Adus para todo mundo por aí. Contratei um profissional altamente capacitado e engajado, que nos mostra diariamente seu empenho em promover o crescimento da empresa e sua alegria em estar vivo e cheio de perspectivas futuras. De brinde ganhei também um amigo e professor de vida, que, diante dos imensos desafios que já superou em sua jornada, ensina a mim e à minha equipe a rever conceitos e perspectivas. Estamos todos com uma motivação extra desde a chegada do Stalin!”

Carol Tselfser

“A ideia de trabalhar com o Adus veio do interesse em entender a realidade das pessoas em situação de refúgio e contribuir com o projeto de reintegração desenvolvido pelo Instituto. Tenho a sorte de aprender todos dias com as pessoas que atendemos e sonho que o Instituto Adus consiga sensibilizar cada vez mais parceiros sobre a importância da questão do refúgio. O que mais me inspira no dia-a-dia do nosso trabalho é ver a cumplicidade e a solidariedade entre as pessoas que atendemos.”