No Dia do Refugiado, celebrado em 20 de junho, o Instituto Adus, que atende e acolhe pessoas em situação de refúgio de mais de 70 nacionalidades, se uniu ao Theatro Municipal de São Paulo para promover o festival multicultural Migrafest.
A trilha sonora foi por conta de dois grandes nomes da música brasileira. De um lado, Chico César, que coleciona sucessos, prêmios, e que sempre teve uma voz importante sobre a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Do outro lado, Zeca Baleiro, que com leveza, suavidade e, ao mesmo tempo, potência, traduz o Brasil sonhado por tantos – o que já lhe rendeu inúmeros prêmios e indicações, entre eles, o Grammy Latino, o APCA e o Prêmio da Música Brasileira.
O Migrafest recebeu, ainda, Oula Al-Saghir, cantora e atriz palestina que migrou para o Brasil em 2015 e atualmente faz parte da Orquestra Mundana Refugi, Leonardo Matumona, cantor e compositor nascido na República Democrática do Congo que já participou de obras de Nando Reis, Céu, Antônio Pinto e Pupilo e cantou ao lado de Maria Rita e Fabiana Cozza, e da iraniana Mah Mooni, filósofa e cantora clássica que, atualmente, também integra a Orquestra Mundana Refugi.
“O Migrafest é um movimento que busca, por meio da música, mobilizar e aproximar brasileiros e imigrantes em prol da causa dos refugiados”, destaca Marcelo Haydu, fundador e diretor do Instituto Adus.
O Festival Multicultural Migrafest aconteceu no dia 13 de junho de 2023, no Theatro Municipal de São Paulo e contou com 1.500 espectadores em uma noite cheia de emoções.