TRILHA SONORA: REPERTÓRIOS MUSICAIS DE PESSOAS REFUGIADAS

A música é uma linguagem universal que transcende fronteiras e conecta pessoas. Nessa jornada de celebração da riqueza cultural e da diversidade musical, três músicos refugiados, Leonardo Mutumona, Mah Mooni e Oula Al-Saghir nos convidam a explorar um mundo de sons que atravessa continentes e enriquece nossas vidas de maneiras profundas.

Mah Mooni, nascida no Irã, é uma cantora multilíngue que nos presenteia com uma mistura de músicas persas, turcas, iranianas, afegãs, azerbaijanas e de outros países vizinhos. Sua paixão pela música a levou a explorar uma ampla gama de gêneros e estilos musicais de todo o mundo. Quando chegou ao Brasil, ela se encantou com a bossa nova, o jazz brasileiro, o samba e muitos outros gêneros que fazem parte da rica cena musical brasileira. Ela enxerga na música do país uma profundidade que ecoa no coração dos brasileiros, algo que transcende fronteiras.

Já Leonardo Mutumona, músico congolês, é um verdadeiro poliglota musical. Com a habilidade de falar quatro línguas, ele busca expressar suas raízes e identidade em sua música. Ele mergulha nas línguas nativas da República do Congo, abraçando os estilos musicais regionais. Suas canções sobre migração e refúgio, como “Meu Lugar” e “Somos uma música”, tocam a alma e são uma expressão poderosa de sua história pessoal. Essa música transcende barreiras linguísticas, chegando ao coração de todos nós.

Uma das características mais marcantes de Leonardo é sua capacidade de criar um diálogo musical único. Ele homenageia sua mãe com uma música que incorpora três línguas diferentes, criando uma ponte entre culturas e revelando a beleza da diversidade linguística.

Por fim, temos Oula, cujo repertório se baseia em músicas árabes tradicionais e clássicas. Essas músicas têm um significado especial para ela, remetendo às memórias de cantar com seu pai. Em seus shows, ela nos convida a uma viagem emocional pelos países do Oriente Médio, como Palestina, Síria, Líbano e Egito, através das canções que interpreta. Cada música é um convite para uma imersão cultural, uma oportunidade de conhecer e apreciar a riqueza musical dessas regiões.

Através desses músicos refugiados, somos lembrados pela capacidade única da música de promover a integração cultural e social. Eles nos mostram que, independentemente de nossa origem, a música é uma linguagem universal e inclusiva que pode construir pontes de compreensão e amizade entre diferentes culturas. Suas histórias e músicas nos lembram da importância de celebrar nossa diversidade.