Desconstruindo Tabus em Torno do HIV/AIDS

Você sabia que o Sistema Único de Saúde Brasileiro oferece tratamentos gratuitos para HIV, AIDS e Infecções sexualmente transmissíveis em todas as suas cidades e estados, além de recursos preventivos gratuitos como camisinhas femininas e masculinas?

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) e Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) possuem, sem necessidade de encaminhamento médico, testes rápidos e gratuitos para detecção de HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C com resultados em até 30 minutos, além de vacinação para hepatite B e as Profilaxia Pré e Pós-Exposição, que são métodos de prevenção à infecção do HIV.

Tudo isso pode ser solicitado e retirado na unidade de saúde mais próxima de você! E em caso de resultado positivo para qualquer um dos exames, há o encaminhado para o tratamento e medicamentos específicos também de forma gratuita.

Viver bem com HIV é totalmente possível nos dias de hoje, desde que seja diagnosticado cedo e tratado de forma adequada. Manter a carga viral indetectável é um fator chave para uma vida mais saudável e impede a transmissão do vírus.

Infelizmente, a grande vilã que impede o avanço do diálogo aberto e da prevenção  é a desinformação que gera o preconceito. O estigma e a discriminação impactam negativamente pessoas que convivem com HIV.

Precisamos lembrar que, a Lei 12.984/2014 define como crime a discriminação contra portadores do vírus HIV e doentes de AIDS.

É fundamental elevar a conscientização de que o vírus não faz distinção; afeta homens e mulheres de todas as orientações sexuais, além de crianças.

É importante lembrar apenas que o SUS recomenda e ressalta a importância do uso da camisinha nas relações sexuais como a forma mais eficaz de prevenção à infecção pelo HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis, como a sífilis e a gonorreia, além de gravidez.